Bio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está preparando uma consulta pública para debater o uso experimental de misturas de biodiesel no óleo diesel marítimo. A reunião deve acontecer no escritório central da ANP, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro.

Ao contrário do óleo diesel consumido pelos veículos de transporte terrestres que são misturados com 5% de biodiesel, até o momento, o diesel náutico não recebe qualquer adição de biodiesel. Em grande parte, a diferença pode ser explicada pelo fato do biodiesel ser particularmente afetado em ambientes de elevada umidade o que poderia causar problemas para os motores dos barcos.

O objetivo da reunião será coletar subsídios de todos os participantes dessa cadeia produtiva para orientar a agência na composição da minuta que estabelecerá as regras dos usos experimentais de misturas de biodiesel em aplicações náuticas. Esse seria um passo inicial necessário ao uso comercial. A reunião será presidida pela superintendente de biocombustíveis e de qualidade de produtos da ANP, Rosângela Moreira de Araújo.

Os interessados no assunto podem consultar todas as informações relevantes no site da ANP e encaminhar seus comentários e sugestões através do e-mail combustiveisaquaviarios@anp.gov.br e/ou pelo fax (21) 2112-8669. Por esse mesmo endereço eletrônico e fax as pessoas que queira participar da reunião pode se cadastrar – até o dia 12 de setembro – para falar durante a audiência.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Veja mais